FONTE: © 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Não há dúvida de que a Internet foi uma verdadeiro dádiva para os negócios – fornecendo recursos de comunicação instantânea e uma fonte praticamente inesgotável de informações importantes e atualizadas sobre praticamente qualquer assunto.
No entanto, muitos funcionários não pensam duas vezes ao acessar a rede da empresa para uso pessoal, até mesmo para baixar música ou comprar na Internet. Isso não apenas carrega a rede ao reduzir a largura de banda disponível para o genuíno uso comercial, como também facilita o acesso a informações confidenciais da empresa a criminosos e a entrada de vírus na rede.
De uma perspectiva de TI, por um lado, é um incômodo lidar com funcionários que baixam material não seguro e, por outro lado, com as queixas de que a rede está lenta.
Então, qual a melhor forma de efetivamente limitar o uso da rede aos funcionários e mantê-la segura, sem prejudicar a produtividade ou criar desconfiança? Veja a seguir uma lista do que fazer e não fazer para para ajudá-lo a aplicar uma política de uso da rede.
1.Não bloqueie o acesso a programas como aplicativos de mensagens instantâneas ou ao YouTube sem consultar os funcionários. Isso não somente causará ressentimento por parte dos usuários, mas isso poderia ser necessário para o trabalho – p. ex., para se comunicar com os clientes, para pesquisa ou para assistir a vídeos sobre instruções.
2.Desenvolva e implemente uma política de "uso aceitável" por escrito com uma declaração da finalidade e das regras claramente estabelecidas que definem exatamente o que é ou não permitido. Também destaque as conseqüências de violar a política.
3.Compreenda como os funcionários usam a Internet para fins de pesquisa e comunicação e envolva os afetados ao elaborar a política. Ao propor o bloqueio de sites e aplicativos, certifique-se de que os usuários sejam ouvidos. Se você precisar rever a política devido a algum erro depois de ela já ter sido assinada, você e o documento perderão credibilidade.
4. Não regule nem controle o uso do funcionário da Internet com firewalls. Assim que uma lista de URLs restritos e outras condições de uso tiverem sido definidos, use firewalls e filtragem, bem como um software de monitoramento para impedir que os funcionários acessem sites inadequados.
5.Não negligencie o uso do software antivírus –implante VPNe use outras soluções de segurança para manter a rede segura contra hackers e vírus.
6.Considere o uso de clientes finos em vez de desktops ou estações de trabalho. Os clientes finos colocam as funções locais normais de um PC em um servidor para gerenciamento centralizado, aumentando a segurança e aprimorando o controle dos computadores dos usuários.
7. Realize sessões regulares de treinamento para os funcionários para informá-los por que uma política de uso aceitável é necessária. Muitos funcionários supõem que porque eles têm acesso à Internet no trabalho, estão livres para usá-la sempre que desejarem. Eles podem não saber que suas ações podem afetar negativamente a empresa (processos judiciais, riscos para dados confidenciais, etc.) e podem ser motivo de demissão.
Assim que um conjunto de regras para uso aceitável da rede estiver vigente e os funcionários estiverem conscientes de suas responsabilidades, você terá mais tempo para lidar com problemas comerciais e reais de TI. Você também gastará muito menos tempo do seu dia verificando queixas de vírus e relacionadas à área.
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